Com a procura de andaime no sector da indústria a crescer a um ritmo galopante, a Catari Chile traçou, no sentido de acompanhar o mercado, uma meta de crescimento contínuo para os próximos anos. A atravessar um período de transição na utilização de andaime, fruto da modernização dos seus hábitos, o mercado olha agora para um equipamento outrora ligado ao tradicional sector da construção civil como um ativo cada vez mais valioso no exigente sector da manutenção industrial.

A Catari Chile, ao dia de hoje uma referência no sector das vendas e aluguer de andaime no mercado fruto do seu desempenho exemplar, pretende portanto, através de uma proposta de valor baseada em serviços especializados de engenharia para soluções técnicas exigentes, disponibilidade imediata de material em áreas geográficas desafiantes, e utilização exclusiva de andaime certificado, dar resposta a esta tendência.

De forma a compreender quais os desafios do setor do andaime na região e como a sua equipa se propõe a ultrapassá-los, falámos com José Cunha, Director Comercial da Catari Chile. O experiente gestor aproveita para abordar também, no seguimento do tópico anterior, a criação da nova delegação da Catari Chile em Antofagasta, um novo entreposto de andaime que se junta aos existentes em Los Angeles e Santiago.

Quais são, actualmente, os principais desafios que a Catari Chile encontra?

"No Chile, existem três regiões mais ativas para este sector. São elas Los Angeles, devido à indústria florestal e fábricas de transformação de celulose; Santiago, capital e principal região do país; e Antofagasta, que é o polo da indústria mineira.

Em Los Angeles e Santiago, através das suas delegações, a Catari Chile estava já a conseguir ser fiel à sua proposta de valor. No Norte, contudo, o desafio era maior. Santiago, a delegação mais a norte que a Catari Chile tinha até ao momento, encontrava-se ainda assim a cerca de 1350 km’s de Antofagasta."

A criação desta nova delegação, no deserto de Antofagasta, é, portanto, nada mais que a resposta da Catari Chile ao principal desafio com que se deparava: a extensão do território chileno.

"Motivados pelos nossos clientes de manutenção industrial, que precisavam de ter disponibilidade de andaime Catari nesta região, e pela visão estratégica da Catari Chile para o mercado, decidimos então avançar para a criação deste entreposto. Hoje podemos dizer que a Catari Chile está presente nestas três principais zonas e que consegue, a partir das mesmas, uma ampla distribuição de andaime no Chile. Isto permite-nos prazos de entrega mais rápidos e trabalhar com qualidade todos os nossos clientes da indústria mineira, dessalinização e energia."

A evolução dos equipamentos de andaime no Chile é outro tópico que José Cunha faz questão de comentar. Como o mesmo refere:

"Há uma tendência para a modernização e para a introdução dos sistemas de andaime multidirecionais e, ao contrário do sector da construção, que é mais tradicional, o setor da indústria, mais rigoroso, é o grande impulsionador deste feito.

A Catari Chile nasceu em 2012. Desde então, percebi que na construção, o andaime é visto como uma conveniência. Ou seja, um meio para atingir um fim. Ao contrário da cofragem e do betão, assim como dos equipamentos de elevação, que são muito valorizados, o andaime é tradicionalmente subvalorizado. Isso fez com que se tornasse num produto pouco diferenciado e de preço.

O desinteresse das empresas de aluguer em repor os parques de andaime para fachada, por não ser rentável, tem motivado por sua vez uma reforma dos parques de andaime para novos sistemas multidirecionais certificados, que são procurados principalmente pelo sector da indústria. Isto levou a que de forma orgânica e gradual, o andaime multidirecional fosse introduzido também no sector da construção, por ser a oferta de qualidade que existe."

José Cunha afirma mesmo que, face à realidade atual, mesmo os mais tradicionais estão a seguir o caminho que se tem vindo a traçar.

"No sector da construção, as construtoras que perceberam que os fornecedores de andaime estão a modernizar-se, a apostar na segurança e material de qualidade, seguem a tendência. Isto acontece principalmente com construtoras de alguma dimensão. As construtoras de menor dimensão, que ainda procuram essencialmente preço, acabam por recorrer a pequenos alugadores locais e este é um segmento que a Catari Chile prefere evitar por fugir da nossa proposta de valor. Apesar desta evolução, focamo-nos ainda sobretudo na manutenção industrial, onde a realidade é já completamente diferente. A exigência é enorme e é aí que nos posicionamos e concorremos entre os melhores."

E em relação ao papel da certificação?

"Para a Catari Chile, não existem dúvidas sobre o papel da certificação e da inovação.

As indústrias florestais, petroquímicas e mineiras exigem que o andaime seja certificado. Todos os projetos têm de ser acompanhados de desenho técnico e nota de cálculo. A construção apenas requer que o andaime esteja de acordo com a norma chilena, que é muito mais simplificada. A nossa proposta de valor na Catari Chile é clara, temos produtos certificados e equipas técnicas competentes. Apresentamos componentes de andaime e soluções que os outros não têm. O facto da Catari ser fabricante, permite-nos um acesso a um portfolio de peças muito mais abrangente, e permite-nos dar soluções técnicas e certificadas que os outros, geralmente, não podem dar. Temos também, um dos maiores parques de andaime distribuído por três delegações que, agora com as novas instalações em Antofagasta, garante uma cobertura nacional com prazos de entrega rápidos, o principal requisito de todos os clientes no Chile. A Catari significa segurança e capacidade técnica no mercado, e já somos reconhecidos e procurados por esses padrões. É por essa proposta de valor que somos consultados.

Os clientes procuram-nos por saberem que temos soluções para projetos complexos. Quem nos procura, vem essencialmente pela qualidade do produto e capacidade de resposta técnica. Neste segmento, estamos posicionados entre os principais players do mercado do andaime."

No que respeita à segurança dos trabalhadores e garantir que as estruturas são corretamente montadas, o processo é liderado com transparência:

"A Catari Chile é um fornecedor de andaime e engenharia. Contudo, supervisionamos sempre o processo de montagem de forma a assegurar que os montadores são capazes. Sempre que o cliente requer montagem, é subcontratada a mão de obra a empresas especializadas e capacitadas por nós. Se o cliente tiver mão de obra própria, oferecemos sessões de formação para que a mesma possa montar e desmontar andaime, e emitimos os seus certificados. Em ambos os casos, garantimos sempre que a montagem de andaime Catari é feita em segurança e de acordo com todas as normas."

Com a abertura da nova delegação de Antofagasta, a Catari Chile pretende consolidar a sua posição como referência no fornecimento de andaime para a indústria e, face ao crescimento verificado nos últimos anos e a previsão de crescimento sustentado, a liderança do mercado é o objetivo.

Contacte a Catari